Enigmas da Etiópia
?>

Enigmas da Etiópia

13 Dias / 10 Noites


Desde 2,860 €

+ 399.01 € (Supl. e Taxas)


Itinerário



1º Dia Portugal / Addis Abeba
2º Dia Addis Abeba
3º Dia Addis Abeba / Mekele / Wukro
4º Dia Wukro / Adigrat
5º Dia Adigrat / Axum
6º Dia Axum / Parque Nacional de Simien
7º Dia Parque Nacional de Simien / Gondar
8º Dia Gondar / Bahar Dar
9º Dia Bahar Dar
10º Dia Bahar Dar / Lalibela
11º Dia Lalibela
12º Dia Lalibela / Addis Abeba / Portugal
13º Dia Portugal
 

1º Dia Portugal / Addis Abeba
Comparência no aeroporto, 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Addis Abeba, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.


2º Dia Addis Abeba
Assistência à chegada e transporte ao hotel. Visita da cidade, uma das capitais mais altas do mundo, construída a 2400 metros de altitude. Addis Abeba (“Nova Flor” em amárico, tal como a baptizaram os seus fundadores) é uma cidade agradável e cheia de múltiplas surpresas. Os pontos mais emblemáticos são o bairro de Piazza e o sempre caótico Mesquel Square. Visita às montanhas de Entoto, lugar onde Menelik II se instalou antes de fundar a cidade e de onde se pode admirar toda a dimensão actual da capital. Por fim, visita ao Museu Nacional, onde se podem admirar um dos mais importantes descobrimentos paleontológicos da história. Antes do regresso ao hotel, passagem por uma igreja cristã ortodoxa. Alojamento.


3º Dia Addis Abeba / Mekele / Wukro
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida em voo doméstico com destino a Mekele, a principal porta de entrada do deserto de Danakil. A partir de Mekele irá iniciar-se a exploração das igrejas de Tigray, algumas das quais são as mais antigas do país, e de difícil acesso. À tarde, visita às igrejas ortodoxas que foram escavadas na rocha, espalhadas por toda esta região. Alojamento.


4º Dia Wukro / Adigrat
Após o pequeno-almoço, dia dedicado a visitar algumas das magníficas igrejas escavadas nas rochas desta região montanhosa. As mais conhecidas são Wukro Cherkos, Petros e Paolos, Abraha Atsba, Medhanialem Adi Kasho, Mariam Korkor e Abune Yemata. Esta área conta com inúmeras pequenas aldeias Tigray, onde será possível apreciar o quotidiano da população local. Alojamento.


5º Dia Adigrat / Axum
Após o pequeno-almoço, partida em direção a Axum. Pelo caminho é possível continuar a apreciar as fantásticas paisagens do Tigray e visitar o templo de Yeha, considerado o edifício mais antigo da Etiópia, datado de 700 a.C. De tarde, chegada a Axum, a histórica cidade do Tigray. Capital do poderoso império Axumita, a cidade de Axum é considerada a casa espiritual do cristianismo ortodoxo etíope, contando com uma grande quantidade de antiguidades e magníficos mercados. Visita ao museu de Axum, a catedral de Tsion Maryam, Mai Shum, o parque do rei Exana e o túmulo do rei Basen. A principal atracção é, no entanto, o campo repleto de estelas e obeliscos monolíticos, alguns com mais de 20 metros de altura. Aqui encontra-se o maior monumento monolítico do mundo, com 33 metros de altura e mais de 600 toneladas. Axum foi onde teve origem a fabulosa lenda da rainha de Saba. Alojamento.


6º Dia Axum / Parque Nacional de Simien
Após o pequeno-almoço, partida para o Parque Nacional de Simien. A viagem de cerca de 250 km, será feita pela Limalimo Road, uma das estradas a maior altitude e também uma das mais espetaculares da Etiópia. Um bom ponto para apreciar as montanhas Simien. A poucos quilómetros de Axum, a estrada desce para as gargantas do rio Tekese, onde se fará uma paragem para desfrutar da paisagem em redor. Continuação da viagem e chegada à cidade de Debark, localizada na região de Amhara e ponto de partida para visita às montanhas Simien. Alojamento.


7º Dia Parque Nacional de Simien / Gondar
Após o pequeno-almoço, saída em direção ao Parque Nacional de Simien, para exploração do local. Durante a caminhada, ao longo das ingremes escarpas das montanhas, é possível observar os babuínos Geladas, uma espécie de primata endémico da Etiópia. Eles vivem em grandes grupos, sempre perto das falésias e ravinas. Esses babuínos geralmente não temem os visitantes, proporcionando uma experiência incomparável. A orografia dessas montanhas é única devido à sua origem vulcânica e ao efeito da erosão. Chegada a Gondar e alojamento.


8º Dia Gondar / Bahar Dar
Após o pequeno-almoço, visita a Gondar, cidade fundada pelo imperador Fasiladas, segunda capital do império Axumita e um grande centro de referência entre os séculos XVII e XVIII. É aqui que se encontra um dos primeiros castelos que se conhecem na história de África (Fasil Ghebbi). O recinto central está rodeado de altos muros de pedra com uma área de 70 mil metros quadrados e englobam um total de 6 castelos, um complexo de túneis interligados e passagens elevadas com outros edifícios de menor tamanho. Conhecido como o “Camelot de África”, este complexo real também inclui capelas, salão de banquetes, cavalariças e até jaula de leões. Em seguida, visita à piscina do rei Fasiladas, datada do século XVI e com 2800 metros quadrados. Os banhos do fundador de Gondar estão cercados por um muro de pedra com 6 torres e ligados a um edifício de 2 pisos que consta ter sido a segunda residência do monarca. Por fim, visita ao mosteiro de Debre Birhan Selassie, que, segundo a lenda, foi o único que se salvou da destruição provocada por uma “intervenção divina de um enxame de abelhas”. O principal interesse turístico da igreja são as suas pinturas interiores como no tecto, composto por 80 caritas angelicais ou a aterradora pintura da representação do demónio rodeado de chamas. Após a visita, continuação por estrada para a cidade de Bahar Dar, uma cidade conhecida por abrigar o impressionante lago Tana. Ao final da tarde, saída para um passeio panorâmico por esta cidade encantadora. Alojamento.


9º Dia Bahar Dar
Após o pequeno-almoço, dia dedicado para conhecer um dos Mosteiros do lago Tana, que contabiliza mais de 20, e que permaneceram no anonimato aos estrangeiros até 1930. Vários possuem uma magnífica decoração e escondem verdadeiros tesouros, estando carregados de lendas e mistério. Saída em pequeno ferry para visita ao lago Tana, o maior lago da Etiópia com 3673 quilómetros quadrados, navegando até à península de Zege com visita à igreja de Ura Kidane Mehret. Segue-se, visita ao templo de Azuwa Maryam. À tarde, visita às famosas cataratas do Nilo Azul, uma impressionante queda de água com 45 metros de altura conhecido como Tis Abay (água fumegante), incluindo uma caminhada que cruza o rio Nilo pela “Ponte dos Portugueses”, de forma a aceder às cataratas. Alojamento.


10º Dia Bahar Dar / Lalibela
Após o pequeno-almoço, partida para Lalibela, por uma estrada que atravessa uma paisagem espetacular. Passagem pela cidade de Debre Tabor e pelo sopé do Monte Guna (4231 metros de altitude). Antes de chegar a Lalibela, paragem na Igreja Nakute La’ab, construída ao redor de uma caverna um pouco profunda com vários lagos alimentados por fontes naturais. O templo esconde vários tesouros como quadros, uma bíblia em couro e várias pinturas. Chegada a Lalibela e alojamento.


11º Dia Lalibela
Dia dedicado a visitar as igrejas escavadas na rocha. De manhã cedo, e caso seja domingo, possibilidade de assistir às cerimónias dominicais. Inicio da visita às igrejas, nesta cidade que é conhecida como Jerusalém africana e declarado património mundial da Unesco em 1979 e o principal local de peregrinação dos cristãos ortodoxos. Visita ao primeiro grupo de igrejas, com destaque para a igreja de Medhanialem (São Salvador) que é uma das maiores e impressionantes, com umas colunatas externas que adornam os laterais e, em seguida, visita à igreja de Bete Mariam. Trata-se duma pequena igreja onde se encontram as pinturas interiores muito bem conservadas e possui uma curiosa estrutura formada por dois pisos. As igrejas de Lalibela, ao estarem debaixo de terra, comunicam-se por tuneis, que sem dúvida são uma das principais atrações para os turistas. A cidade situada a 2630 metros de altitude, está considerada uma das maravilhas do mundo, não só pelas suas igrejas como pelo encanto das suas ruelas. Alojamento.


12º Dia Lalibela / Addis Abeba / Portugal
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida para Addis Abeba. Tempo livre para passar na movimentada Churchill Avenue até à hora do transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.


13º Dia Portugal
Chegada e fim da viagem.



Inclui no Preço Base

  • Passagem aérea em classe económica, de acordo com o itinerário
  • Transporte do Aeroporto ao Hotel e Vice-versa
  • Alojamento nos hotéis referidos ou similares em regime de pequeno-almoço
  • 11 Almoços e 11 Jantares 
  • Visitas em regular, mencionadas no itinerário e com guia em inglês ou espanhol
  • Taxas hoteleiras e Iva
  • Assistência 24 horas em caso de emergência
  • Seguro Multiviagens
     

Não Inclui no Preço Base

  • Extras de carácter pessoal
  • Visitas opcionais
  • Bebidas às refeições
  • Taxas de Aeroporto, segurança e combustível
  • Visto da Etiópia (obtido online ou à chegada pelo valor de 52 Usd)