13 Dias / 10 Noites
+ 441.45 € (Supl. e Taxas)
1º Dia Portugal / Addis Abeba
2º Dia Addis Abeba
3º Dia Addis Abeba / Bahar Dar
4º Dia Bahar Dar / Gondar
5º Dia Gondar / Lalibela
6º Dia Lalibela
7º Dia Lalibela / Addis Abeba
8º Dia Addis Abeba / Jinka
9º Dia Jinka / Parque Nacional de Mago / Turmi
10º Dia Turmi / Omorate / Turmi
11º Dia Turmi / Konso
12º Dia Turmi / Arba Minch / Addis Abeba / Portugal
13º Dia Portugal
1º Dia Portugal / Addis Abeba
Comparência no aeroporto, 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Addis Abeba, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
2º Dia Addis Abeba
Assistência à chegada e transporte ao hotel. Visita da cidade, uma das capitais mais altas do mundo, construída a 2400 metros de altitude. Addis Abeba (“Nova Flor” em amárico, tal como a baptizaram os seus fundadores) é uma cidade agradável e cheia de múltiplas surpresas. Os pontos mais emblemáticos são o bairro de Piazza e o sempre caótico Mesquel Square. Visita às montanhas de Entoto, lugar onde Menelik II se instalou antes de fundar a cidade e de onde se pode admirar toda a dimensão actual da capital. Por fim, visita ao Museu Nacional, onde se podem admirar um dos mais importantes descobrimentos paleontológicos da história. Antes do regresso ao hotel, passagem por uma igreja cristã ortodoxa. Alojamento.
3º Dia Addis Abeba / Bahar Dar
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida para Bahar Dar. Assistência à chegada e saída para conhecer um dos Mosteiros do lago Tana, que contabiliza mais de 20, e que permaneceram no anonimato aos estrangeiros até 1930. Vários possuem uma magnífica decoração e escondem verdadeiros tesouros, estando carregados de lendas e mistério. Saída em pequeno ferry para visita ao lago Tana, o maior lago da Etiópia com 3673 quilómetros quadrados, navegando até à península de Zege com visita à igreja de Ura Kidane Mehret. Segue-se, visita ao templo de Azuwa Maryam. À tarde, visita às famosas cataratas do Nilo Azul, uma impressionante queda de água com 45 metros de altura conhecido como Tis Abay (água fumegante), incluindo uma caminhada que cruza o rio Nilo pela “Ponte dos Portugueses”, de forma a aceder às cataratas. Alojamento.
4º Dia Bahar Dar / Gondar
Após o pequeno-almoço, partida para Gondar, cidade fundada pelo imperador Fasiladas, segunda capital do império Axumita e um grande centro de referência entre os séculos XVII e XVIII. É aqui que se encontra um dos primeiros castelos que se conhecem na história de África (Fasil Ghebbi). O recinto central está rodeado de altos muros de pedra com uma área de 70 mil metros quadrados e englobam um total de 6 castelos, um complexo de túneis interligados e passagens elevadas com outros edifícios de menor tamanho. Conhecido como o “Camelot de África”, este complexo real também inclui capelas, salão de banquetes, cavalariças e até jaula de leões. Em seguida, visita à piscina do rei Fasiladas, datada do século XVI e com 2800 metros quadrados. Os banhos do fundador de Gondar estão cercados por um muro de pedra com 6 torres e ligados a um edifício de 2 pisos que consta ter sido a segunda residência do monarca. Por fim, visita ao mosteiro de Debre Birhan Selassie, que, segundo a lenda, foi o único que se salvou da destruição provocada por uma “intervenção divina de um enxame de abelhas”. O principal interesse turístico da igreja são as suas pinturas interiores como no tecto, composto por 80 caritas angelicais ou a aterradora pintura da representação do demónio rodeado de chamas. Alojamento.
5º Dia Gondar / Lalibela
Após o pequeno-almoço, partida para a magica cidade de Lalibela, desfrutando de bonitas paisagens ao longo do caminho e passando pela cidade de Debre Tabor. Antes da chegada a Lalibela, paragem na Igreja Nakute La’ab, construída ao redor de uma caverna um pouco profunda com vários lagos alimentados por fontes naturais. O templo esconde vários tesouros como quadros, uma bíblia em couro e várias pinturas. Alojamento.
6º Dia Lalibela
De manhã cedo, e caso seja domingo, possibilidade de assistir a cerimónias dominicais. Em seguida, visita às igrejas escavadas na rocha, nesta cidade que é conhecida como Jerusalém africana e declarado património mundial da Unesco em 1979 e o principal local de peregrinação dos cristãos ortodoxos. Visita ao primeiro grupo de igrejas, com destaque para a igreja de Medhanialem (São Salvador) que é uma das maiores e impressionantes, com umas colunatas externas que adornam os laterais e, em seguida, visita à igreja de Bete Mariam. Trata-se duma pequena igreja onde se encontram as pinturas interiores muito bem conservadas e possui uma curiosa estrutura formada por dois pisos. As igrejas de Lalibela, ao estarem debaixo de terra, comunicam-se por tuneis, que sem dúvida são uma das principais atrações para os turistas. A cidade situada a 2630 metros de altitude, está considerada uma das maravilhas do mundo, não só pelas suas igrejas como pelo encanto das suas ruelas. Alojamento.
7º Dia Lalibela / Addis Abeba
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida para Addis Abeba. Tempo livre para visitar o emblemático bairro de Piassa e o mercado. Alojamento.
8º Dia Addis Abeba / Jinka
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida de avião para Jinka. Chegada e partida para visita ao Museu Jinka, um centro de pesquisa das tribos Omo Sur, estrategicamente localizado numa colina com excelentes vistas sobre a cidade. O museu antropológico é muito útil para aprofundar os conhecimentos sobre os diferentes grupos étnicos da região. Alojamento.
9º Dia Jinka / Parque Nacional de Mago / Turmi
Após o pequeno-almoço, partida para o Parque Nacional Mago, com uma superfície de 2162 km², onde é possível encontrar até 56 espécies de mamíferos. Visita à etnia mais conhecida do Parque, os Mursi, conhecidos pelos pratos labiais usados pelas mulheres. Trata-se duma tradição que hoje em dia ainda se mantém e em que as mulheres na adolescência fazem uma inserção no lábio inferior e que pouco a pouco vão aumentando, funcionando como um símbolo de beleza. Regresso a Jinka, parando no mercado de Key Afar, um dos mais coloridos do vale de Omo. À tarde partida para Turmi, capital da etnia Hamer, uma tribo com costumes ancestrais, com idioma, religião e crenças próprias, mas muito hospitaleiros, com rituais únicos de entre os quais se destacam o Ukuli Buli, a entrega do Boko e a dança Evangadi. Alojamento.
10º Dia Turmi / Omorate / Turmi
Após o pequeno-almoço, partida para sul até Omorate, para uma visita ao povoado de Dassanetch, nas margens do rio Omo. Esta etnia forma uma sociedade patriarcal, onde a autoridade recai sobre um grupo de anciãos, denominados Ara. Um dos detalhes mais surpreendentes deste povo são os penteados masculinos, que vão desde o rapado até aos sofisticados penteados com terra e que assinalam a idade adulta e o reconhecimento social. Após visita a algumas aldeias, regresso a Turmi e alojamento.
11º Dia Turmi / Konso
Após o pequeno-almoço, saída até Konso, cujas aldeias são autênticos labirintos fortaleza, para proteção dos ataques das etnias vizinhas. Estão situadas no alto de colinas basálticas com vistas sobre os terraços de cultivo em redor. Os Konso continuam a praticar o animismo apesar da influência religiosa externa. A manifestação mais visível do culto aos antepassados deste povo, são os Waga, umas estátuas em madeira associados ao culto dos defuntos. Em 2011, a paisagem cultural de Konso foi considerada pela Unesco, património da humanidade.
12º Dia Turmi / Arba Minch / Addis Abeba / Portugal
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto de Arba Mich e partida para Addis Abeba. Tempo livre para passar na movimentada Churchill Avenue até à hora do transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
13º Dia Portugal
Chegada e fim da viagem.